A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO ESCOLAR

Hoje nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Campo Alegre, existe o REFORÇO ESCOLAR, que não é apenas “uma forcinha” no aprendizado do aluno, mas, um projeto sério com finalidades definidas, destinado a fornecer as competências necessárias aos alunos fora da faixa etária que “habitam” as carteiras das nossas salas de aula.

Incrivelmente, apesar de todo o esforço e tempo gastos com planos de aula, recursos multimídia e material didático para atender uma classe multisseriada e heterogênea, ainda não temos um sucesso total quanto a frequência e assiduidade dos alunos, é como se ainda não conseguíssemos inculcar na cabeça de pais e alunos a importância que o reforço tem na aprendizagem. Mas, QUAL A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO ESOLAR? Segundo a Coordenadora da Escola Felizardo TACIANA CABRAL (Pedagoga e Especialista em Inspeção e Gestão Escolar) .
“a alfabetização é um processo contínuo na vida do educando, mas levando em consideração a heterogeneidade, cada individuo é único, uns conseguem assimilar rápido o sentido da leitura e da escrita, interpretando e formando sua criticidade, outros por vários motivos demoram mais um pouco para despertar suas habilidades, a partir daí, surge a importância do reforço, uma dedicação exclusiva para alunos que apresentam dificuldades, oportunizando aos mesmos a refletir sobre a escrita, onde o trabalho deve ser centrado na dificuldade individual”

Acompanhando as aulas ministradas pude observar que são intuitivas, agradáveis, divertidas e pelo menos uma vez os alunos relacionados já presenciaram as aulas, então porque HÁ EVASÃO NO REFORÇO ECOLAR? Ainda, segundo a Coordenadora TACIANA CABRAL,
“infelizmente, a maioria dos alunos são fora de faixa etária, repetente, não tem acompanhamento familiar, que perderam o estímulo, este trabalho deve ser de conquista e conscientização, sobre a importância do conhecimento sistematizado, levando sempre em consideração o conhecimento empírico e as habilidades de cada um, se não houver este ponto de partida ocorre a evasão".


Apesar de tantas adversidades continuaremos tentando sempre, pois o nosso sonho é ver pais e alunos se conscientizarem que todo o esforço é válido para que, futuramente, estes mesmos alunos com dificuldade de aprendizagem tornem-se cidadãos com condições de opinar e participar da mudança histórica que acontecerá no nosso país.

Luzia Olívia (em cima) Josefa Grigório(embaixo)       
Professoras do Reforço Escolar da Escola Felizardo Souza Lima
    
Profª.Luzia e a Coodenadora Taciana Cabral (em cima) (alunos assíduos)

Alunos do Reforço Horário de Pouca Frequência (embaixo)
Observem a disparidade entre uma turma e outra (horários alternados)

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens Antigas

Seguidores


Recent Comments